Cooperar

A HISTÓRIA

A HISTÓRIA

Para nós do Cooperar é muito gratificante que além de acompanhar a formação do professor e do aluno, é verificar que aquilo que plantamos, brotou. Principalmente no que diz respeito a viver em harmonia com todos, seja em casa, na rua ou no trabalho.


Precisamos aprender a manter as amizades.

Precisamos ensinar e aprender o valor disso para a vida. Mas sabemos também que desenvolvê-las leva tempo, exige convivência, coisas que mexem com a estrutura emocional de cada indivíduo.

Para tanto é importante que todos se sintam à vontade ao realizá-las.

ESTRUTURA

ESTRUTURA

Estamos localizados na Avenida Gury Marques, 2748, em frente a fábrica da Coca-Cola.

Ocupamos uma área de mais de 6000 m² com muito espaço verde, ar livre e contato direto com a natureza.

No Cooperar os animais convivem livremente em meio aos alunos e valorizamos a simplicidade.

Quer conhecer um pouco do Cooperar?

Quer conhecer um pouco do Cooperar?

O ambiente escolar do Cooperar rompe com o modelo escolar de salas de aulas, corredores e espaços delimitados. As áreas comuns facilitam a interação dos alunos, educadores e funcionários. Em todos os espaços temos elementos que estimulam todos os sentidos, como visão, audição, olfato, paladar e tato.
O Cooperar compreende que o aprendizado acontece em qualquer lugar, a qualquer momento, com qualquer coisa. Por isso, o processo de ensino-aprendizagem extrapola as paredes da sala de aula, usamos diversos espaços para o fazer pedagógico dos nossos alunos .
O aprendizado dos alunos é pautado mais na integração, contextualização e cuidado com aspectos variados das inteligências humanas. Para que isso aconteça na prática a organização do nosso espaço escolar auxilia as diversas aprendizagens.

Quais estratégias de ensino aprendizagem podem ser consideradas transformadoras?

Quais estratégias de ensino aprendizagem podem ser consideradas transformadoras?

No Cooperar utilizamos vários mecanismos tecnológicos para melhorar o aprendizado dos alunos. Para nós não basta que os alunos tenham acesso aos recursos tecnológicos, mas eles necessitam entrar em contato com conteúdos relacionados ao universo da tecnologia pelos quais são impactados direta e indiretamente todos os dias. É por isso que investimos em atividades que envolve a comunicação e a programação digital.
Todo esse contexto e ações estão de acordo com a faixa etária de cada estudante e o nosso desafio é sempre incentivar a curiosidade deles para essas atividades e desta forma eles também serem desafiados a terem contato com “problemas” cada vez mais complexos.

Porque podemos afirmar que no Cooperar tem uma personalização da aprendizagem?

Porque podemos afirmar que no Cooperar tem uma personalização da aprendizagem?

Trabalhamos e nos desafiamos diariamente a desenvolver uma aprendizagem personalizada.

Como acontece uma aprendizagem personalizada?

Como acontece uma aprendizagem personalizada?

Na atualidade vários estudos científicos afirmam que cada indivíduo tem facilidades e dificuldades em diferentes áreas do conhecimento e diferentes tipos de inteligência. Nesse sentido, as nossas ações pedagógicas são todas desenvolvidas com o objetivo de convergirmos para a personalização da aprendizagem e sempre orientadas para respeitar o ritmo de aprendizado de cada aluno.
Aqui evitamos que o aluno seja comparado aos demais colegas, mas sim com ele mesmo. Sempre respeitando os princípios da aprendizagem cooperativa. É importante os pais saberem que o nosso planejamento pedagógico atende o currículo geral ou seja BNCC, que norteia aprendizados básicos de direito de qualquer pessoa em qualquer escola brasileira. O principal papel da Base Nacional Comum Curricular é o de reduzir as desigualdades de ensino pelo Brasil por meio de diretrizes que garantam aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos. Por isso é crucial que o Cooperar esteja de acordo com a BNCC.
Nossos professores conseguem identificar quais são as dificuldades de cada estudante e planejam atividades específicas para superá-las. Em contrapartida, o aluno tem mais controle sobre como e quando estudar, estando no protagonismo de seu aprendizado.

Estamos sempre articulando o uso de tecnologias educacionais com a personalização de aprendizagem e em 2022 o Cooperar firmou uma parceria com a CLOE que é uma poderosa plataforma de aprendizagem que une grande parte dos nossos pressupostos em um só lugar.

O aluno do Cooperar consegue acompanhar o ritmo, os conteúdos de outras escolas?

O aluno do Cooperar consegue acompanhar o ritmo, os conteúdos de outras escolas?

Sim. Dentro do Cooperar o aluno é visto e colocado como protagonista da sua aprendizagem. Ele tem a oportunidade e participa efetivamente da formulação do seu processo de ensino-aprendizagem, o que resultará diretamente na maneira como desenvolve habilidades e constrói conhecimentos. Alguns cuidados são importantes na nossa proposta, o aluno é visto como protagonista, mas o aluno está “ao lado” do professor. Aqui o professor não perde importância no processo ensino aprendizagem , apenas o seu papel é direcionado para ele atuar mais como mediador.
O professor mediador tem mais autonomia para buscar maneiras dinâmicas, inovadoras e eficientes para desenvolver as diferentes inteligências dos nossos alunos. Também tem mais espaço para abrir diálogos de assuntos variados, que extrapolem os muros da escola.

Quais resultados esperamos para os nossos alunos?

Quais resultados esperamos para os nossos alunos?

Que cada aluno crie o seu hábito de estudar e entenda que o aprendizado é contínuo.
A necessidade de compreender que cooperar é melhor que competir quando queremos aprender algo. Os principais ganhos dos alunos estão no aprendizado de trabalho em grupo pautado em interações, discussões, levantamento de hipóteses e repensar sempre os caminhos encontrados .
Que aqui no Cooperar todos aprendem e ensinam. Assim aprimoramos o pensamento crítico e o criativo na hora de aprendermos.

Gostou e deseja conhecer mais detalhes? Venha nos visitar e tire todas as suas dúvidas.